Estrutura



Centrada basicamente na produção de cachaça hoje ela se divide entre o comércio, a cachaça e outra pequenas agriculturas de subsistência. Mas, vale a pena salientar que a nossa principal produção agrícola é mesmo a cana-de-açúcar para a produção de cachaça.
A cachaça em ABAÍRA é uma tradição de quase 200 anos, e atualmente os produtores vem se empreendo na busca de uma melhor qualidade do produto para atender o mais fino paladar. A produção da cachaça acontece nos canaviais da região, assim como algumas novas variedades já vem sendo cultivadas com as orientações dos órgãos de assistência técnica.


Hospitais
  • Federais - 0
  • Estaduais - 0
  • Municipais - 5
  • Privados - 1
Destaca-se neste contexto o Hospital Geral de Abaíra.

Fonte: IBGE, Assistência Médica Sanitária 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. 

Correios 

O município apresenta uma agência dos Correios localizada na Praça Camerino Novais, 16 – Centro.



Agências Bancárias 

Agência do Banco do Brasil - Abaíra
 Quanto a agências bancárias tem-se o Banco do Brasil situado na Pça. João Hipólito Rodrigues, 54 - Centro. 

Indústrias  

Na classificação indústria pode-se citar a APAMA (Assoc. Prod. de Aguardente de Qualidade da Micro Região de Abaíra) que tem como atividade econômica a   fabricação de aguardentes e outras bebidas destiladas e comercialização de produtos  como Cachaça, Rapadura, Açucar mascavo, Melaço, Rapadura com coco. 
Fonte:Guia Industrial do Estado da Bahia/FIEB.



 

Condições das Vias

O município de Abaíra tem precárias vias de acesso o que dificulta a circulação pelo trecho turístico. Este importante trecho necessita de uma via principal que possa ligar o  do Ouro ao do Diamante (Chapada Diamantina), favorecendo assim o turismo  desta região. A ideia é que o  quando vem a Abaíra conheça a cachaça, e continue sua viagem passando por  Mucugê e Lençóis, que são como um portal desta região.
Os  44 quilômetros da estrada Ba-148, ligando os municípios de Abaíra e Jussiape, no extremo da Chapada Diamantina apresenta precárias condições de tráfego, devido à sua pista em chão esburacado de rara manutenção. Esse trecho que passa pelo balneário de Caraguataí, têm dificultado o fluxo de  e inibido o turismo da região, além de interferir no escoamento da produção agrícola e da cachaça produzida nos vales cortados pelo Circuito do Ouro e Diamantes.

Fonte: http://www.oparaguacu.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário